terça-feira, 27 de março de 2018

Alunos do IFCE Campus Cedro conhecem montadora da Jeep FCA



Nos dias 8 e 9 de março, 34 alunos do quarto, quinto, sexto e sétimo semestres e 5 professores do curso de graduação em Mecatrônica Industrial visitaram a fábrica da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), localizada em Goiana-PE; o Instituto Federal da Paraíba (IFPB); e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Acompanharam os alunos os docentes Nustenil Segundo, Heitor Medeiros, Wiron Procópio, Jefferson Maia e Ronnyel Carlos.
Com a realização da visita, a expectativa dos professores Heitor Medeiros e Nustenil Segundo é que os alunos se sintam motivados a participar de processos seletivos nas diversas empresas localizadas no Polo Automotivo, como também seguir a carreira de pesquisador através dos cursos de pós-graduação oferecidos nas instituições de ensino visitadas. “É impressionante como todas as fases do processo de fabricação estão automatizadas e robotizadas. Atualmente, uma pequena parcela das indústrias brasileiras contém tecnologias nesse nível”, explica o professor Heitor Medeiros.
A Jeep FCA foi criada em meados de 2015 e reúne cerca de 16 empresas. São produzidos mais de 800 carros por dia, dos modelos Jeep Renegade, Jeep Compass e Fiat Toro, para toda a América Latina. Os alunos e professores ficaram impressionados com o empenho da fábrica para gerar o melhor produto, investindo em várias fases de testes dos carros: em gestão da qualidade na logística, em ergonomia e segurança do trabalhador.
Na UFPB, os estudantes conheceram os laboratórios do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis e do Departamento de Engenharia Elétrica. No IFPB, foram visitados os laboratórios de ensino nas áreas Eletrotécnica, Mecânica e Automação Industrial e os laboratórios de pesquisa em Acionamento, Controle e Automação. “O IFPB, campus de João Pessoa, disponibiliza cursos de pós-graduação na área de engenharia elétrica. Considerando o aspecto acadêmico, conhecer os laboratórios de pesquisa do IFPB e da UFPB ampliou a visão dos alunos para uma carreira de pesquisador”, conta o professor Dr. Nustenil Segundo.
Fonte: Cedro News

Nenhum comentário:

Postar um comentário