quarta-feira, 21 de março de 2018

Ensino profissional no Ceará: Em 10 anos, número de alunos passa de 4 mil para mais de 52 mil jovens


O número de Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) saltou de 25, em 2008, para 119 unidades de ensino neste ano. Há dez anos, pouco mais de 4 mil alunos foram contemplados com o modelo de escola nos 20 municípios cearenses atendidos à época. Neste 2018, já são mais de 52 mil alunos espalhados pelos 95 municípios contemplados com as EEEPs. Para celebrar as conquistas da última década no campo da educação, o governador Camilo Santana participou de evento, nesta terça-feira (20), no Centro de Eventos do Ceará, para não só comemorar os bons resultados alcançados até agora, mas para discutir o Ensino Técnico Profissional do futuro.
A solenidade teve participação de diretores, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de Educação Profissional. Acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e do secretário da Educação, Idilvan Alencar, o governador Camilo Santana explicou o protagonismo do modelo de escola profissional na trajetória dos jovens cearenses. “É um modelo de sucesso. Eu sou um árduo defensor da Escola de Tempo Integral, e a Escola Profissionalizante vai além do tempo integral; ela já deixa o aluno, o jovem, com uma profissão, caso ele queria seguir no mercado de trabalho”, disse.
De acordo com o chefe do Executivo estadual, o número de unidades de modelo profissionalizante deve saltar de 118 para 141 ainda no primeiro semestre deste ano. “A nossa meta é chegar a 140 escolas de ensino profissionalizante e manter o Ceará como o estado com o maior número dessas escolas atendendo os jovens cearenses”. E continuou: “Temos quase 5 mil parcerias com instituições para oferecer estágios aos nossos alunos. A escola reúne, além do espaço físico adequado, moderno, uma grade curricular que oferece opções dentro das vocações regionais do Estado”.
Durante a solenidade, a vice-governadora Izolda Cela relembrou que as políticas públicas voltadas para a Educação Profissional surgiu, à época, pelo Governo Federal, e que o Governo do Ceará sempre esteve na vanguarda para empreender em projetos voltados para esse modelo de ensino. “Temos, nesta experiência, um bom exemplo de uma conjugação de elementos que fazem com que as coisas procedam a bem da sociedade, da juventude. É promissor esse trabalho que vocês empreendem em cada escola”, direcionou para os cerca 200 educadores que estavam presentes no evento.


O currículo desenvolvido é composto por disciplinas da base nacional comum (currículo do Ensino Médio), da formação profissional, além de uma parte diversificada, que abrange componentes curriculares como: Empreendedorismo, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania, Projetos Interdisciplinares, Horários de Estudo, Língua Estrangeira Aplicada. A carga horária total trabalhada ao longo dos três anos do ensino médio integrado à educação profissional é de 5.400h.

Fonte: AI


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