quinta-feira, 5 de julho de 2018

Secretaria de Saúde de Várzea Alegre investiga casos de insuficiência renal

Insuficiência renal, febre, dor de cabeça e no corpo, acesso de vômito. Esses são sintomas que acometeram pelo menos 29 moradores da cidade de Várzea Alegre, no Sul do Ceará, desde o fim de abril passado.

Os moradores da cidade de 38 mil habitantes mostram-se preocupados. Uma das vítimas, a agricultora, Maria Aparecida de Souza, contou que quando acordou estava toda inchada. “Ao me levantar vi que estava inchada, mas antes tive vômito, dor de cabeça, febre e dificuldade de urinar”, contou. A filha dela, Bruna Maria de Souza, 28 anos, vendedora, ficou internada por quase um mês teve que passar por hemodiálise.

A cabeleireira, Expedita dos Santos, também teve os mesmos sintomas e foi necessário fazer hemodiálise. “Ainda bem que já estou recuperada”, disse.

A secretaria de Saúde do município investiga os casos semelhantes, mas descarta inicialmente que seja um surto de leptospirose, doença causada pela urina do rato. “Estamos investigando caso a caso, acompanhando os pacientes, fazendo levantamento”, disse a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Lúcia de Souza. “Estamos aguardando o resultado de alguns exames”.

Orientação 
A coordenadoria de Vigilância em Saúde visita os pacientes que foram acometidos pela doença com sintomas semelhantes. A maioria é mulheres entre 29 e 39 anos, adultos jovens, moradores da área urbana. “Só dois pacientes tiveram casos mais graves e foram internados no Hospital Regional do Cariri e passaram por hemodiálise”, disse Maria Lúcia de Souza. “Aguardamos resultados de alguns exames que foram realizados na unidade de Saúde”.

Fonte: SSVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário