sábado, 7 de julho de 2018

Veja as estratégias de resgate para os meninos presos em caverna na Tailândia

Dia 23 de junho, eles desapareceram. Nove dias depois, os 12 garotos e seu treinador de futebol foram encontrados em uma caverna no norte da Tailândia. As equipes de resgate agora têm outro problema: como tirá-los de lá.  A maior das passagens dentro do complexo sistema de cavernas Tham Luang está debaixo d'água. Há quatro opções para extrair os meninos com segurança:

1. Bombear a água
Equipes de resgate estão bombeando água para fora da caverna para criar condições de o grupo se deslocar. Eles drenaram o primeiro um quilômetro e meio. Mas a operação pode ser atrasada pelas fortes chuvas previstas nos próximos dias.

2. Mergulho
Se a água subir, os jovens podem ser forçados a mergulhar rumo a um lugar seguro. Eles terão de vestir máscaras e trajes de mergulho completos e seriam guiados por mergulhadores experientes durante uma jornada de 5 horas com a ajuda de cordas-guia.
Mas, embora esse método seja o mais rápido, é também o mais perigoso. O mergulho através de passagens estreitas com condições de visibilidade zero é arriscado mesmo para mergulhadores experientes. Saman Kunan, de 38 anos, mergulhador de resgate e ex-integrante do grupo de elite da Marinha, morreu depois de entregar suprimentos para a equipe presa, o que demonstra os riscos da operação.

3. Perfurar a caverna

Uma terceira opção a ser considerada é perfurar a caverna de cima e puxar os meninos para fora, mas isso é o menos viável, uma vez que requer uma análise completa do sistema de cavernas, para saber onde perfurar.

Além disso, a equipe de resgate precisaria perfurar um trecho mais alto que o Burj Khalifa, que é o maior prédio do mundo. É quase o dobro do que precisou ser feito no caso dos mineiros do Chile, em 2010.

4. Esperar passar a época de chuvas

Se tudo mais falhar, as autoridades dizem que os meninos e seu treinador têm comida e água suficientes para durar quatro meses até que as águas da enchente diminuam, para que possam sair.
Por enquanto, os socorristas estão monitorando a condição dos garotos. Um cabo de fibra ótica também está sendo montado para que eles possam conversar com seus pais. Mesmo assim, um outro fator começou a preocupar os socorristas: o nível de oxigênio na câmara de ar onde os meninos estão, na caverna, caiu para 15%. O nível normal é de 21%. Outro fator é a chance de a chuva aumentar e encher ainda mais a caverna, colocando a vida dos meninos e do treinador em risco.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário