quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Memória de Frei Reginaldo

            Filho de José Alves de Araújo e de Alzira Crispim de Araújo, João Crispim de Araújo nasceu no sítio Cantinho, distrito de Mangabeira, na parte dessa localidade que extrema com a sede municipal de Lavras da Mangabeira, a 1º de fevereiro de 1925.

            Trata-se de Frade da Ordem dos Franciscanos Menores (OFM), conhecido na vida religiosa pelo nome de Reginaldo Araújo, cuja infância transcorreu entre o sítio Campos, no município do Icó, e o sítio Cigano, pertencente ao território de Baixio, tendo os seus irmãos se espraiado também pelo distrito de Amaniutuba.

            Chamado de Josi por seus familiares, desde muito cedo, sentiu a chama do amor e da fraternidade nos recessos do seu coração, e percebendo o sopro de Deus em sua caminhada, se deixou levar pelos ruídos da voz interior, consagrando-se à liberdade da obediência e aos exemplos da vida de Jesus.

             Aos vinte e três anos, atendendo aos apelos da sua vocação, ingressou no Convento de Santo Antônio, na cidade de Canindé, para onde sempre regressou, pois ali se sentia mais à vontade em face da religiosidade popular.

            Serviu nas províncias dos Capuchinhos em Campina Grande (Paraíba), e em São Cristóvão (Estado de Sergipe), onde se destacou como Ecônomo e Diretor Espiritual. Esteve durante algum tempo em Salvador, adido ao Convento de São Francisco, localizado na comunidade de Brotas, hoje, Casa de Repouso São Francisco.

             Durante mais de quinze anos, serviu no Convento de Santo Antônio, no Recife, onde trabalhou no Comissariado da Terra Santa, condição que possibilitou a sua passagem por diversos Conventos Franciscanos a serviço dessa missão.

              Frei Reginaldo Araújo residiu também em Fortaleza, no Convento Nossa Senhora das Dores, tendo sido acolhido, a partir da década de 1960, na Província Franciscana de Canindé, comunidade onde viveu a maior parte dos seus sessenta anos de consagração.

             Naquela localidade, destacou-se pelos seus relevantes serviços prestados à causa social, contando-se entre eles a instalação do Hospital São Francisco, casa de repouso na qual veio a falecer, aos 19 de dezembro de 2011.

            No seio da comunidade franciscana, era tratado carinhosamente pelo nome Régis, tinha como lema de vida: “colhemos aquilo que plantamos”, e costumava afirmar que veio ao mundo para viver os Evangelhos de Jesus.

            Conhecido pela sua humildade e desapego, viveu até o último momento os votos de obediência, castidade e pobreza, consagrando-se, durante toda a vida, ao ideário de Servo do Senhor, sempre em defesa dos necessitados, ajudando-os conforme o mandamento cristão: “dá, de tal forma, que a tua mão direita não veja o que a mão esquerda entrega ao teu irmão”.

            Franciscano de grandes virtudes, modelo de honradez e dignidade, Frei Reginaldo Araújo era detentor de um espírito alegre e comunicativo, e costumava dizer para todos que “tudo estava tinindo”, e que a fraternidade e o amor estavam no centro da ressurreição e no caminho de volta para o pai.

            Um dos seus irmãos, de nome Josemar, destacou-se, em Lavras da Mangabeira, pela vocação da causa que abraçou – a política institucional, tendo sido Vereador e Vice-Prefeito daquele Município.

           Ao lado do Frei Jeremias Ciriaco, nascido no distrito de Quitaiús, e também pertencente à Ordem dos Franciscanos Menores (OFM), Frei Reginaldo Araújo forma a dupla de religiosos, nascidos em Lavras da Mangabeira, que mais alto se elevaram diante vida consagrada à causa dos irmãos.

                                      
                            Fonte: http://dimasmacedo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário