quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Ceará Pacífico: Resultados do programa Tempo de Justiça são apresentados


O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou, nesta terça-feira (22/01), os resultados do programa “Tempo de Justiça”. 

A apresentação foi realizada durante solenidade de premiação das unidades que se destacaram no primeiro ciclo da iniciativa, que monitora os processos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida, ocorridos em Fortaleza a partir de 1º de janeiro de 2017. A iniciativa é oriunda das ações do “Pacto por um Ceará Pacífico”.

O programa “Tempo de Justiça” é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, recebendo apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. O Comitê realiza reuniões mensais com todos os órgãos para avaliação dos resultados e identificação de problemas, desde a fase de inquérito até o julgamento. 

A vice-governadora Izolda Cela destacou que o Tempo de Justiça é um excelente exemplo para garantir agilidade no julgamento de crimes de homicídio. 

Em relação aos fatos ocorridos em 2015, foram iniciadas 293 ações penais nas cinco Varas do Júri de Fortaleza, das quais apenas 14 (4,7%) foram julgadas em 399 dias (meta estabelecida pelo programa). Já em 2017, das 282 ações acompanhadas, 96 foram finalizadas até dezembro de 2018, sendo 50 (17,7%) em até 399 dias. Entre os exemplos de sucesso estão quatro processos que levaram menos de seis meses para serem concluídos.

Além disso, 185 ações penais concluíram a primeira fase do rito do júri, com 157 processos tendo recebido decisão de pronúncia, ou seja, aptos a julgamento pelo tribunal do júri. Entre os casos de repercussão que foram monitorados estão o assassinato da travesti Dandara dos Santos e a Chacina do Padre Andrade.

A vice-governadora destacou ainda que o programa vai ser ampliado ainda este ano para as comarcas de Sobral e Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário