Fideralina Augusto Lima |
A cidade de Lavras da Mangabeira comemora na manhã desta sexta-feira, 18, o centenário de morte da líder política e empresarial, Fideralina Augusto Lima. Pela manhã foi celebrada missa na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, pelo padre Benedito Evaldo Alves. A programa é uma iniciativa da Academia Lavrense de Letras (ALL). Em seguida, houve café da manhã e visita guiada com roda de conversa no casarão onde morou a homenageada.
Houve a doação da foto-pintura de Fideralina Augusto aos proprietários do casarão, Heitor Férrer e Magnólia Férrer. A obra foi doada pelo artista plástico, Francisco Ivo.
A presidente da Academia Lavrense de Letras, Cristina Couto, mostrou-se emocionada com a programação comemorativa do centenário de morte de Fideralina Augusto. “Era uma mulher à frente de seu tempo, líder, destemida, forte, e que sou administrar os seus negócios com sucesso”, contou.
Homenagens
A programação inclui uma série de homenagens. Mérito Educacional Professor Gustavo Augusto Lima, concedido à professora, Maria Sizenita Venâncio Gonçalves.
Maria Sizenita Venâncio Gonçalves |
No período da noite haverá entrega de título de sócio honorário da ALL aos escritores: Benedito Vasconcelos Mendes, Heitor Feitosa Macedo, José Glauber Lemos, Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto e Raimundo Custódio Neto (Mundoquinha).
Casa de D. Fideralina |
Entrega da Medalha Fideralina Augusto Lima aos pesquisadores e biógrafos: Dimas Macedo, Émerson Monteiro, Melquíades Pinto Paiva, Rejane Monteiro Augusto Gonçalves, Rui Martinho Rodrigues, Heitor Férrer.
Ao meio-dia aconteceu almoço e visita guiada no sítio Tatu, propriedade de Fideralina Augusto.
Serão ainda homenageados: estudantes e pesquisadores: Cícera Rejane de Souza Magalhães, Flávia de Souza Oliveira, Lucas Oliveira de Freitas e Márcia Rhakell Guedes de Oliveira.
Incentivadores e pesquisadores receberão Medalha de Mérito Cultural: Maria da Glória Rolim Cavalcanti, Luiz Raul Cavalcanti.
Opinião de parentes
O deputado estadual, Heitor Férrer, foi taxativo: “Padre Cícero dizia que a história do Ceará passa por Fideralina Augusto, uma mulher de fibra, líder política e empreendedora”.
Fátima Lemos |
Fátima Lemos: “Essa programação é um resgate à história do município”.
Olavo Filho |
Olavo Correia Lima Filho: “É um encontro de geração, uns indo e outros vindos, junção dos novos com os mais velhos para transmissão da história”.
Fonte: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário