sábado, 5 de janeiro de 2019

Umari promove encontro de cultura popular dos sertões; evento acontece na Festa de São Gonçalo

Nesta sexta-feira, 4, e sábado,5, está sendo realizado na cidade de Umari, na região Centro-Sul do Ceará, o I Encontro de Cultura Popular dos Sertões. A programação inclui a apresentação dos seguintes grupos folclóricos, no dia 4 – ‘As Xicas’, de Triunfo, na Paraíba; ‘Os caretas do Mestre Zé Augusto’, de Umari; ‘Semearte’, de Cachoeira dos Índios, na Paraíba PB.

O Primeiro Encontro de Cultura Popular dos Sertões reúne a apresentação de grupos da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará em apresentação em Umari, dentro da programação cultural da festa de São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade.

No sábado (05/01), fazem apresentação Grupo de Teatro Arte da Ribeira, de Icó; Penitentes de Cedro, no Ceará; Bandoleiros do Sertão – de Triunfo (PB) e Caboclos do Mestre Bebé, de Major Sales no Rio Grande do Norte.

As apresentações serão realizadas na praça ao lado da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. O evento tem o apoio do Fórum da Cultura e do Turismo da Região Centro-Sul e Vale do Salgado. O presidente da entidade, Vando Rodrigues, destacou a importância do evento para a valorização das manifestações artísticas e culturais da região. “Com certeza, será uma programação marcada pelo sucesso”, pontuou.

O novenário em louvor ao padroeiro São Gonçalo do Amarante começou no último dia 1º. A festa prossegue até o próximo dia 10, quando haverá missa solene e procissão com a condução do andor com a imagem do santo. 

O coordenador local do evento, Luís Teixeira, disse que a expectativa é grande entre os moradores. “As apresentações vão acontecer após a celebração de novena e missa, por volta das 20 horas, ao lado da Igreja”, pontuou.

A Igreja foi reformada após ter sido parcialmente danificada por um doente mental que ateou fogo em julho passado. O padre Paulo César, pároco da Matriz de São Gonçalo, destacou a importância da festa para fortalecer a fé católica e vivenciar a tradição local, religiosa e cultural. O novenário atrai centenas de devotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário