quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Deputados miram blocos, de olho em espaços na Mesa Diretora da AL

Enquanto aguardam a definição do nome do próximo presidente do Legislativo Estadual, que deve ser indicado pelo governador Camilo Santana, deputados da Assembleia buscam se articular em blocos com o intuito de ocupar o maior espaço possível na Mesa Diretora e nas comissões da Casa. Alguns grupos já estão com diálogo adiantado, enquanto outros só devem ser formalizados no fim deste mês.

A próxima Legislatura na Assembleia terá início no próximo dia 1º de fevereiro, quando os 46 parlamentares eleitos escolherão a nova presidência, bem como a composição da Mesa Diretora e dos colegiados permanentes da Casa. Depois que o atual presidente do Legislativo, Zezinho Albuquerque (PDT), foi indicado para a Secretaria das Cidades, ainda estão na disputa para comandar a Casa os deputados Evandro Leitão (PDT), Tin Gomes (PDT) e José Sarto (PDT).

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), apesar de ter se colocado à disposição para o cargo, é dado como carta fora do baralho por muitos de seus correligionários. Nos últimos dias, o nome do ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), também foi cotado como outro nome na disputa, mas deputados da base criticam tal ideia.

Oposição

Um bloco que já chegou a se reunir para tratar de união seria formado por PSDB, PROS e PSL, todas legendas de oposição. No entanto, membros da legenda tucana, incluindo o vice-presidente Dr. Cabeto, fazem parte da gestão Camilo Santana, o que inviabilizaria a unidade do grupo.

A deputada Fernanda Pessoa (PSDB), porém, afirmou que fará parte do bloco. O deputado novato Nelinho (PSDB), por outro lado, destacou que, até o momento, não há definição sobre qual será seu posicionamento na Casa.
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário