quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Marcando História: I Encontro do Trio do Repente acontece nesta Sexta (25/01) Vila Patos II em Lavras da Mangabeira

O município de Lavras da Mangabeira, localizado no Vale do Salgado - região do cariri cearense será palco do 1º Grande Encontro do Trio do Repente.
Os "monstros" da poesia repentistas nordestina, Gerando Amâncio - Valdir Teles e Nonato Neto, este último ex-integrante da dupla "Os Nonatos", estarão protagonizando o evento dia 25 de janeiro tendo como palco o Parque de Vaquejadas Nelson Sobreira, comunidade de Vila Patos II - Lavras/CE.
Parque de Vaquejadas Nelson Sobreira - Vila Patos II - Lavras/CE
A Cantoria ou Repente teve origem na segunda metade do século XIX, na Serra do Teixeira, sertão da Paraíba, região onde os primeiros repentistas começaram a travar desafios de repentes. A maioria desses primeiros repentistas cultivava o hábito da leitura e da escrita e vivia da agricultura, comércio e outras atividades, sendo o resultado financeiro das cantorias uma renda complementar.
Declamações de poesias matutas e toda uma mística nordestina reunirá nesta sexta (25/01) em Lavras da Mangabeira, os grandes nomes do gênero no Brasil. 
Guilherme Costa - Poeta
A abertura do evento com o lançamento de um cordel e homenageando os falecidos da região, ficará sob a responsabilidade do poeta declamador Guilherme Costa, de apenas 16 anos, é natural da Vila Patos e filho do casal Querginaldo e Vania.
Teremos ainda a participação especial dos poetas Guilherme Nobre e Alex Luna, dupla de jovens repentistas de 17 e 16 anos respectivamente. A expectativa, é de que, o encontro reúna milhares de amantes da poesia, da cultura do repente, o que certamente fomentará ainda mais a arte da cantoria de viola.
Lula Olegário - Poeta e Empresário
A Associação dos Repentistas e Artistas do Vale do Salgado comandada pelo Poeta e Empresário Lula Olegário ultima os preparativos com a montagem de uma excelente estrutura no local com grande estacionamento além de segurança para atender a todos e fazer do I Encontro do Trio do Repente, uma festa inesquecível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário