sexta-feira, 30 de junho de 2017

Conta de luz em julho terá bandeira tarifária amarela no Ceará

Os clientes da Coelce no Ceará pagarão uma taxa extra na conta de luz em julho de R$ 2 para 100 kWh consumido, após reajuste da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para bandeira tarifária amarela. Em junho, a bandeira foi verde, sem cobranças extras.

Depois de passar os meses de abril e maio na cor vermelha, patamar 1, com uma taxa extra de R$ 3 a cada 100 kWh consumidos, a bandeira ficou verde em junho e cobrança foi suspensa.

Segundo a Aneel, "o fator que determinou para o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica."

A evolução das cores da bandeira tarifária indica que o custo de produção de energia no país aumentou. Isso está relacionado com a chuva abaixo do previsto, o que acaba reduzindo o armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas ou fazendo com que esse armazenamento suba menos que o esperado.

Quando isso acontece, aumenta a necessidade de uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara que a das hidrelétricas (as termelétricas usam combustível para produzir eletricidade). Por isso, sobe a cobrança extra da bandeira nas contas de luz.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário