segunda-feira, 4 de junho de 2018

DESCARTADA: Aliança de Camilo com Eunicio não vingará e pode levar o Senador concorrer a Deputado Federal

Cid Gomes (PDT)
A declaração do ex-governador Cid Gomes, ao admitir, pela primeira vez, a inviabilidade do MDB no palanque da aliança com o PDT no Ceará abre três caminhos na corrida às eleições deste ano:
Eunicio Oliveira (MDB)
1) a candidatura avulsa do presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, a um novo mandato de senador;
2) o MDB de volta ao bloco de oposição
3) e uma candidatura de Eunício à Câmara Federal. Sem aliança com oposição ou situação!
Cid considera que, com o conflito no cenário nacional, o irmão Ciro é candidato a Presidente da República e tem sido cáustico nas críticas ao MDB e ao Governo Michel Temer, não dá para conciliar a aliança com o PDT no Ceará. Agora, quem será o companheiro de Chapa de Cid Gomes ao Senado na Chapa Governamental: Guimarães(PT) ou André Figueiredo(PDT) ?

A declaração de Cid Gomes pode significar um ponto final na coligação partidária envolvendo PDT e MDB. Eunício poderá sair candidato avulso ao Senado pelo MDB, aparecendo na propaganda eleitoral do rádio e da televisão com o número da legenda.
Se esse cenário não se construir, Eunício terá outros dois caminhos: disputar o Senado pela oposição, reaproximando-se do PSDB e do PROS. Para alguns, uma reconciliação com complicadores, mas, para quem age sem emoção na política, a matemática das eleições pode prevalecer.
Há ainda a segunda alternativa para o emedebista: concorrer à Câmara Federal, sem vínculo com o PDT, que puxa o bloco partidário de situação, ou com a oposição, liderada pelo PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário