quinta-feira, 28 de junho de 2018

Sem Lula, Bolsonaro tem 17%, Marina, 13%, e Ciro, 8%, aponta CNI/Ibope

Pesquisa Ibope em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada na manhã desta quinta-feira, 28, mostra que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) aparece empatado tecnicamente com a ex-ministra Marina Silva (Rede) . Em um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidenciável do PSL soma 17% das intenções de voto nas eleições 2018, enquanto Marina Silva tem 13%, configurando empate técnico no limite da margem de erro, de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. 
Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8% e Geraldo Alckmin (PSDB), com 6%. O índice de votos brancos e nulos é de 33%. Apesar do empate técnico, Renato da Fonseca, gerente executivo de pesquisa e competitividade da CNI, afirma que Bolsonaro lidera. "Eles têm esse empate porque a margem de erro permitiu isso, mas não significa que são iguais, porque não são, um está maior do que outro", declarou. 
Já em um cenário com a presença do ex-presidente, Lula aparece com 33% das intenções de voto. Bolsonaro vem em seguida, com 15%, e Marina Silva fica em terceiro, com 7%. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin empatam com 4%. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, em substituição a Lula, aparece com 2%. Nesse contexto, brancos e nulos somam 22%.
Enquanto isso, se não ocorrer uma reviravolta, o PSB deve fechar oficialmente seu apoio a Ciro Gomes, do PDT, em cerca de 15 dias. Hoje, a maioria do partido apoia essa solução. 
REJEIÇÃO
Collor, Bolsonaro e Lula são os mais rejeitados O Ibope também mediu a rejeição aos pré-candidatos, perguntando em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Nesse quesito, 2% disse que poderia votar em qualquer dos candidatos e 11% afirmou não saber ou não quis responder.
Veja o resultado: 
Fernando Collor de Mello (PTC) - 32% 
Jair Bolsonaro (PSL) - 32% 
Lula (PT) - 31% 
Geraldo Alckmin (PSDB) - 22% 
Ciro Gomes (PDT) - 18%  
Marina Silva (Rede) - 18% 
Rodrigo Maia (DEM) - 13% 
Fernando Haddad (PT) - 12% 
Henrique Meirelles (MDB) -11% 
Levy Fidelix (PRTB) - 10% 
Aldo Rebelo (SD) - 9% 
Álvaro Dias (Podemos) - 9% 
Fonte: O Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário