terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Governo do Estado promove 57ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart)


A Praça Luíza Távora, em Fortaleza, receberá a 57ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart) entre os dias 6 e 8 dezembro, de 17h às 22h. Cerca de 200 artesãos expositores representantes de entidades artesanais e grupos produtivos de 79 municípios cearenses participam da feira promovida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, participa da abertura do evento nesta quinta-feira (6), às 18 horas.

A programação da feira contará com oficinas de macramê, crochê e areia colorida para o público em geral, além de shows diários. Será realizada exposição de produtos frutos das capacitações realizadas em 2018 com designers em grupos artesanais de todo o Estado.

Os produtos fazem parte da coleção 2018/2019. 


Natal Feito a Mão


Durante a Feirart, será lançada exposição pioneira no Estado: Natal Feito a Mão – I Mostra de Mesas Natalinas. Mesas natalinas montadas por profissionais de design, arquitetura e decoração com produtos do legítimo artesanato cearense participarão de votação dos visitantes, entre os dias 6 e 15 de dezembro, para eleger as duas decorações mais criativas e de maior valorização do artesanato cearense. Os profissionais serão premiados no último dia da mostra.

Conquistas do setor

O artesanato cearense é destaque no Brasil e tem o reconhecimento do governador Camilo Santana. Em 2015, o governador assegurou ao artesão cearense a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Foram beneficiados com a isenção fiscal mais de 40 mil artesãos no Estado. Em dezembro de 2017, o Ceará ganhou o novo Centro de Renderias da Prainha, em Aquiraz, mais um ponto comercialização do artesanato cearense, que também está em três lojas de Fortaleza: na Matriz, na Praça Luíza Távora; no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Shopping Rio Mar, além da loja localizada em Guaramiranga.

A Ceart esteve em cerca de 240 eventos de promoção e comercialização do artesanato cearense deste 2015 até este ano. O Estado garantiu a participação de artesãos em feiras locais, estaduais e nacionais e ainda internacional, quando o Ceará foi homenageado na Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, em Portugal, em 2017, e participa da “L’ Artigiano on Feira”, 23ª Mostra Mercado Internacional do Artesanato, que acontece até 9 de dezembro deste mês.


Serviço
57ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart)
Onde: Praça Luíza Távora – Avenida Santos Dumont, 1589, Aldeota
Quando: de 6 a 8 de dezembro, de 17h às 22h


Shows
Quinta-feira (6) – Banda Patrulha
Sexta-feira (7) -Banda Kbra da Peste
Sábado (8) – Banda Cacimba de Aluá
Fotos: Ariel Gomes e Lia de Paula
Fonte: AIGPDC



Nenhum comentário:

Postar um comentário