quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Salário de servidor em Lavras da Mangabeira não entra no bolso e esvazia comércio

O descompasso entre o salário que não é pago na data esperada e as contas que não param de chegar está tirando o poder de compra de muita gente, de maneira especial em Lavras da Mangabeira

O Comércio local ainda aguarda o pagamento de todos os servidores municipais para ver incrementada as vendas de fim de ano. 
O comércio já está sentindo os efeitos da insegurança dessa massa de consumidores, que representa um grande potencial de consumo de todo o Município. O não pagamento do servidores públicos em dia retira essa renda disponível do comércio, e as vendas tendem a cair. Já sentimos essa redução nas datas comemorativas, pois as vendas ficam abaixo do previsto. 


Quando os servidores não recebe os salários e o seu 13º ainda é uma incógnita, é como se todas as empresas atrasassem, ao mesmo tempo, os salários. Para se ter uma ideia do tamanho do impacto do escalonamento dos servidores municipais local, basta comparar com uma grande indústria como a Fiat, por exemplo, que tem 15 mil funcionários. É como se os trabalhadores de 41 montadoras desse porte ficassem sem receber integralmente.
O efeito cascata é enorme, principalmente porque os servidores públicos têm uma remuneração melhor do que a média, e esse dinheiro deixa de circular. Eles compram menos nas mercearias e lojas, cortam o lazer e serviços. Sofre toda a sociedade.
“No caso da comida, busco um local onde possa parcelar no cartão de crédito. A gente não tira férias mais porque não pode viajar. Não tem lazer, não tem mais nada”, desabafa uma servidora, que pediu para não ser identificada. Para salvar vendas, lojas esticam prazos e encolhem preços.
Enquanto isso, o comércio se arrasta em Lavras da Mangabeira, comércio esse que por diversas vezes, seus proprietários estiveram reunidos com o atual Prefeito de Lavras da Mangabeira e aliados, prometendo incrementos e incentivos...A aposta, parece não ter sido boa e o arrependimento se transformou numa bola de neve.




Nenhum comentário:

Postar um comentário